quinta-feira, 3 de maio de 2012

LIVRO DE ESTUDO: “Vai, e também tu, faze o mesmo” Lc 10,37 Capítulo III

ESPIRITUALIDADE DO COTIDIANO.
Questões para reunião de equipe.

• Ao analisar o que acontece ao meu redor, na escola, no trabalho, no lazer, na vida política e social, que "olhar do meu coração" faz-me consciente?
• Minha forma de agir é a mesma tanto nos ambientes eclesiais, quanto junto às realidades do meu cotidiano? Por quê?
• Saia desta reunião com uma proposta de ação concreta. Qual?


(Rosângela e Mauricio)
R: A partir da nossa experiência de vida cristã, podemos olhar o “mundo” com suas mudanças que são intimamente ligadas a forma que a sociedade interage e tem se adequado aos novos tempos. Podemos perceber o quanto é necessário nossa ação e determinação em não sermos corrompidos em nossos ideais. Mas entendemos também que somos parte fundamental para a perfeita harmonia e equilíbrio, pois mais que nossa simples visão devemos ser atuantes na construção do reino em conjunto com a Igreja.

R: Nossas falhas são existentes e isso é fato, muitas vezes nos contradizemos nas atitudes fora do ambiente eclesial, embora nosso PCE Regra de Vida nos orienta para que sejamos o mais concisos possível nesta caminhada, estamos sujeitos a “escorregar” e isso faz parte da nossa humanidade, mas sempre tendo em meta a perfeita união de visão, ideais e ações.

R: Visualizar a ação de Deus no cotidiano é uma tarefa difícil de ser cumprida, pois sempre julgamos e analisamos a situação conforme o calor do acontecimento, e até mesmo dentro da Igreja muitas vezes desviamos o olhar para não ver o que vem de Deus. Ação concreta para reverter isso é colocar em nosso dia a dia a reflexão. Olhar fora do momento e tentar entender como Cristo agiria em determinada situação já seria uma forma de concretizar nossas ações para melhora de nossa vida cotidiana.

(Liliane e Ademar)
R: O olhar do meu coração faz-me consciente quando em qualquer situação que eu me depare, eu não perca a fé e perseverança em Deus.
Nas situações de alegria é sentir que Deus está agindo e nas de tristezas é crer que Deus age conforme a sua vontade e que tudo se acalma quando “Ele” está  a frente de tudo e que saibamos transmitir isso aos que estão à nossa volta.

R: Nem sempre, pois somos seres humanos, buscamos estar em plena comunhão com Deus, porém, muitas vezes tropeçamos, caímos e levantamos, buscando trilhar novamente nossa vidas na fé em Deus e missão que cabe a nós cristãos levar adiante o projeto de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário