sábado, 5 de maio de 2012

Peregrinação pelo caminho realizado por São Francisco de Assis é reinaugurada na Itália

Roma, 04 Mai. 12 / 06:12 am (ACI/EWTN Noticias)

Os devotos de São Francisco de Assis, poderão agora seguir seus passos através da "Via Francigena", um antigo caminho de peregrinação similar ao de Santiago de Compostela, que vai de Assis à Basílica de São Pedro no Vaticano.

A Opera Romana Peregrinaggi (ORP), do Escritório de Peregrinações do Vaticano, apresentou neste 26 de abril este caminho de espiritualidade, que estava caindo em desuso e que percorre 289 quilômetros começando no povoado onde nasceu o santo chegando até a Sé Apostólica, em Roma.

Em seu transcurso, o caminho atravessa o Mosteiro de Greccio, lugar onde o a reinauguração foi apresentada, e onde São Francisco sentiu a inspiração de criar o primeiro presépio. Ali, segundo conta a história, apareceu-lhe o menino Jesus, e depois do fato, Greccio ficou conhecido como a nova Belém.

Em declarações ao grupo ACI Prensa, o Prior franciscano do famoso Mosteiro, Pe. Luciano di Giusti, explicou que com este percurso se aprende a valorizar as coisas essenciais da vida, e se "aprende a pensar naquelas coisas que são importantes".

Em nossas vidas "há muitas coisas que foram construídas e que não são essenciais, e o caminho, caminhar neste lugar, nos ensina isso", acrescentou.

Por sua parte, o presidente da ORP, Mons. Liberio Andreatta, assinalou ao grupo ACI que "este caminho em particular foi realizado por São Francisco quando a princípios do ano 1200 foi ver o Papa Inocêncio III para obter a aprovação para a Regra da ordem que fundou".

Os franciscanos são "uma ordem extraordinária que logo se expandiu a todo o mundo e que convidava as pessoas à pobreza, à simplicidade e à beleza da criação", disse.

Monsenhor Andreatta explicou que "por estas rotas, tanto em tempos modernos como antigos, os homens podem redescobrir aqueles valores da capacidade de observar a natureza, e levá-la consigo pelo caminho dentro de seus corações no silêncio de sua caminhada. Mas sobre tudo, a profundidade de sua relação com Deus".

"Estes são os caminhos onde os três valores da beleza, do assombro e da harmonia podem ainda tocar o coração do homem e conduzi-lo a Deus", sublinhou.

Em entrevista com o grupo ACI, o administrador delegado da ORP, Padre Caesar Atuire, indicou que a espiritualidade dos franciscanos pode ser experimentada tanto por crentes como não crentes, todo aquele que possa "descobrir através da natureza a mão de Deus que a criou, o encontro com o próximo, e a simplicidade da vida. Descobrir tudo o que cria uma harmonia para viver em paz com nós mesmos e com o próximo" é capaz de viver o ideal de S. Francisco na opinião do funcionário vaticano.

Como testemunho da peregrinação, o Escritório de Peregrinações do Vaticano põe ao serviço do peregrino o "Testimonium", um certificado que prova que este percorreu pelo menos 100 quilômetros do caminho. Para consegui-lo, os fiéis terão que selar um passaporte especial do peregrino cada vez que cheguem a uma nova etapa da peregrinação.

"Hoje em dia, igual que nos séculos passados, seja qual for a motivação, são cada vez mais as pessoas que se põem em caminho e enfrentam uma peregrinação, uma viagem sagrada, na qual aprofundam –ou entram em contato por primeira vez-, em outra categoria de interpretação da vida. Se dizemos partir, significa que algo nos falta ", costuma dizer o Padre Atuire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário